Encontro com José Pacheco, mentor da Escola da Ponte

Publicado em 06 / 09 / 2021

O Dr. José Pacheco, mentor da Escola da Ponte, esteve em Viana do Castelo, no passado sábado, dia 29 de maio de 2021, num encontro promovido pela Associação Terra, em Alvarães.

Foi num espaço verde, de maneira muito informal, que este encontro decorreu com encarregados de educação e com alguns profissionais de educação, para “lançar a sementinha” desta pedagogia que fomenta a autonomia e a participação cidadã, que propõe um novo modelo de comunidades de aprendizagem, sustentado pela ética e formação do aluno como cidadão participante e estruturado por grupos, trabalhando os conteúdos através de projetos que envolvem a comunidade local.

José Pacheco é educador, pedagogo e investigador na área educativa e grande dinamizador da gestão democrática na Educação. É um crítico do sistema tradicional de ensino, defendendo que as aulas tal como existem espelham um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que retira o mais importante objetivo à Educação: a humanização do indivíduo. Defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações e sem campainhas, uma Escola focada na autonomia e protagonismo do aluno.

Em meados de 2007 foi para o Brasil, onde tem desenvolvido centenas de projetos para uma nova Educação naquele país. Internacionalizou este método na América do Sul e continua a colaborar com várias comunidades portuguesas, de modo a mostrar ao mundo que há uma nova forma de fazer Educação. O próprio diz que este modelo é “ uma proposta de expansão da prática educacional para além dos muros, envolvendo a comunidade na consolidação de uma sociedade participativa.”

Neste modelo proposto pelas comunidades de aprendizagem, o educador tem o papel de acompanhar e auxiliar os alunos em busca de respostas para seus questionamentos. É um processo de aprendizagem o com significado que parte de uma “motivação intrínseca ou de necessidade social”.

Para José Pacheco, a aprendizagem não deve depender de um edifício chamado escola. “Escola são as pessoas. Não são edifícios. O tutor é um professor, ou um voluntário, ou um pai, ou uma mãe. Quem quer que seja da comunidade também é um professor”, defendeu. “O importante é que esse tutor não dê as respostas, mas faça mais perguntas ou então faça um projeto. As respostas estão na internet, nos livros, nas pessoas da comunidade ou na floresta, na natureza. O que é preciso é construir projetos, roteiros de pesquisa e estimular a busca pelas respostas”, completou.

A Associação Terra, que organizou este encontro, está sediada em Alvarães, em Viana do Castelo, e, tal como se apresenta, é uma “Associação de Educação Integral do Minho… sem Fins Lucrativos que nasceu em Junho 2016. Foi criada por um grupo de famílias e amigos com o objectivo de promover um crescimento livre de todos os seres, crianças e adultos, respeitando o meio ambiente e tudo o que nos rodeia, acreditando que todos fazemos parte do todo”. O projecto TERRA faz parte da Rede de Comunidades de Aprendizagem em Portugal e significa “Tempo de Educar para o Respeito, Responsabilidade e Autonomia”.

Pela sua missão, o projecto TERRA, também ele vocacionado para o desenvolvimento de práticas educativas humanistas e promotoras de Autonomia, numa perspectiva do desenvolvimento integral do(s) indivíduo(s) como parte de um todo global, desenvolveu esta iniciativa como forma de diálogo com as famílias e com os participantes do projecto, alargando-a a outros intervenientes, para sensibilizar a comunidade para a importância crescente de projetos que, na sua essência, possam dinamizar novas práticas educativas ancoradas na consolidação de uma sociedade cada vez mais solidária, responsável e participativa.